apoio ao cliente
apoioaocliente@celeiro-dieta.pt
 
Conheça as outras lojas
Notícias
Junk Food pode estar associada a aumento de 40% de casos de asma e eczema na infância
saber mais
Composto presente nos brócolos ajuda no combate à leucemia
Composto presente nos brócolos ajuda no combate à leucemia   Um composto
saber mais
Suplementação diária de multivitaminas pode reduzir o risco de cancro numa percentagem de 8%
Suplementação diária de multivitaminas pode reduzir o risco de cancro numa percentagem (...)
saber mais
Vida Celeiro
outras edições
Receba as novidades na sua caixa de correio eletrónico

01-01-1970

Investigadores australianos publicaram na revista The American Journal of Clinical Nutrition um estudo que demonstra que a suplementação com ácido fólico (400 μg/dia) e vitamina B12 (100 μg/ dia) promove a melhoria do funcionamento cognitivo após 24 meses, particularmente no desempenho da memória imediata e tardia em idosos com sintomas depressivos.

Trata-se de um estudo, em que os investigadores realizaram um ensaio clínico randomizado com 900 idosos, com idades compreendidas entre os 60 e os 74 anos, com sintomas depressivos, em que o objetivo foi determinar se a suplementação seria capaz de impedir o declínio cognitivo em idosos.
A suplementação foi realizada por via oral em duas tomas diárias (200 μg de ácido fólico + 50 μg de vitamina B12). As modificações do funcionamento cognitivo foram avaliadas através de testes validados para este fim, após 12 e 24 meses de suplementação.

“Os resultados sugerem que a combinação de ácido fólico e vitamina B12 pode ser uma estratégia viável para promover a redução do risco de declínio cognitivo em idosos. Trata-se também de uma intervenção que não implica grandes custos, devendo ser considerada em termos de saúde pública”, destacam os autores.
 “A perspetiva do uso desta suplementação parece ser promissora, sendo necessários mais estudos para determinar se os benefícios encontrados neste estudo podem ser replicados em outras populações de idosos com maior risco de desenvolver disfunção cognitiva” concluem.


Referências:
Walker JG, Batterham PJ, Mackinnon AJ, Jorm AF, Hickie I, Fenech M, et al. Oral folic acid and vitamin B-12 supplementation to prevent cognitive decline in community-dwelling older adults with depressive symptoms--the Beyond Ageing Project: a randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2012;95(1):194-203.



Ver todas as notícias
redicom.pt