 |
|
|
|
|
 |
| Junk Food pode estar associada a aumento de 40% de casos de asma e eczema na infância |
|
|
|
| saber mais |
|
| Mirtilos e proteção do DNA |
|
|
Mirtilos e proteção do DNAO consumo de mirtilos poderá proteger o DNA contra os |
| saber mais |
|
| Composto presente nos brócolos ajuda no combate à leucemia |
|
|
Composto presente nos brócolos ajuda no combate à leucemia
Um composto |
| saber mais |
|
|
|
|
|
|
|
 |
| Receba as novidades na sua caixa de correio eletrónico |
|
|
|
|
|
|
|
|
|

|
|

|
|
De acordo com um novo estudo, a suplementação diária com vitamina D3 poderá melhorar determinados marcadores relacionados com a saúde cardíaca, nomeadamente o colesterol HDL e conduzir a reduções significantes de massa gorda corporal em indivíduos com excesso de peso e obesos. A ingestão diária de 1000 Unidades Internacionais (25 µg) desta vitamina esteve ainda associada com o aumento do “mau” colesterol, LDL, no entanto, a equipa iraniana da Universidade de Ciências Médicas de Teerão, que desenvolveu este estudo, afirmou no British Journal of Nutrition que os resultados obtidos no mesmo levam a crer que este LDL se torna menos aterogénico, ou seja, produz mudanças menos degenerativas nas paredes das artérias, comparativamente aos resultados obtidos no grupo que tomou placebo. O organismo produz vitamina D através da exposição solar, no entanto, os níveis desta vitamina nalguns países nórdicos são particularmente fracos durante os meses de inverno, de tal forma que chega mesmo a deixar de produzir vitamina D. Esta realidade leva a que a ingestão de suplementos ou alimentos fortificados com esta vitamina sejam vistos por muitos como a melhor forma de melhorar os níveis de vitamina D no organismo, uma vez que a deficiência na mesma nos adultos está associada ao favorecimento do aparecimento ou aumento de osteopénia, osteoporose, fraqueza muscular, fraturas, doenças autoimunes, doenças infeciosas e doenças cardiovasculares. Existem também algumas evidências de que a vitamina D poderá reduzir a incidência de vários tipos de cancro e diabetes tipo 1 e tipo 2. Para a realização desta investigação a equipa da universidade de Teerão contou com 77 mulheres voluntárias com excesso de peso ou obesas, com uma média de 38 anos e, aleatoriamente, atribuíram-lhes a ingestão de suplementos de vitamina D3 ou placebo, durante 12 semanas. A análise dos resultados obtidos mostrou que os níveis de bom colesterol (HDL) aumentaram no grupo que tomou vitamina D mas diminuiu no grupo que tomou placebo. Nos níveis de mau colesterol (LDL) verificou-se a mesma tendência, ou seja, um aumento no grupo suplementado com vitamina D. No entanto, também foi verificado um aumento na razão LDL/ApoB, a principal apopoliproteína de colesterol LDL que é responsável pelo transporte de colesterol para os tecidos. Os investigadores explicaram que este resultado revela assim uma menor incidência de propriedades aterogenicas nas partículas de colesterol LDL, enquanto que esta razão diminuiu no grupo que tomou placebo, indicando que as partículas de colesterol LDL eram menores e com maior densidade. Verificaram assim que a ingestão diária de 25 µg de vitamina D3 sob a forma de suplemento aumenta o colesterol total e LDL, mas tem uma ação benéfica sobre o colesterol HDL, concentração de apoA-I, e nas razões apoA-I:apoB-100 e colesterol LDL:apoB-100. Esta equipa acrescentou ainda que a suplementação com a vitamina do sol (nome comummente associado à vitamina D), esteve associada com uma redução significativa de massa gorda, comparativamente com os indivíduos que tomaram placebo. Vê-se assim mais uma vez reforçada a importância da vitamina D, desta vez através de um estudo pioneiro sobre o efeito da suplementação com vitamina D3 na gordura e lipoproteínas sanguíneas em mulheres saudáveis com excesso de peso, ou obesas.
Fonte: British Journal of Nutrition Published online ahead of print. Girst View Article, doi: 10.1017/S0007114512000098 “Vitamina D3 and the risk of CVD in overweight and obese women: a randomised controlled trial”. Authors: A. Salehpour, F. Shidfar, F. Hosseinpanah
Ver todas as notícias
|
|
|
|
|
|